Reeducação alimentar

Quando falamos sobre saúde alimentar, existem três palavrinhas que insistem em vir à nossa mente: dieta, regime e reeducação alimentar.

Para ter uma saúde de ferro é preciso se alimentar bem, entender o que estamos comendo e principalmente focar em alimentos saudáveis. Visando sempre melhorar a qualidade de vida.

Aquela frase “Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio.”, Hipócrates, é a mais pura verdade. Nos alimentos corretos você irá encontrar todos os nutrientes que precisa para que sua saúde seja excelente.

Mas para isso é preciso entender a diferença entre regime, dieta ou reeducação alimentar, pois muitas pessoas não sabem qual é a diferença de cada um deles e acabam se confundindo na hora de optar pelo que irão escolher.

Primeiro é preciso traçar um objetivo, saber se você quer emagrecer rapidamente ou se prefere adotar uma rotina saudável mesmo com alimentos que irão fazer com que você acabe emagrecendo porque está cuidando do corpo e da saúde.

A diferença de tempo entre cada um deles depende de cada organismo e é importante lembrar que cada organismo reage diferente para cada método.

Os organismos e metabolismos são diferentes, veja como funciona o metabolismo lendo isso, o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para você e vice versa.

reeducação alimentar

Vamos ao que interessa, o regime é feito por quem quer perder peso de forma rápido sem se importar com saúde.

Geralmente quem faz regime acaba cortando muitos alimentos que são necessários para a saúde e o bem estar do nosso organismo, o que pode causar problemas de saúde.

O corpo precisa de nutrientes diários e certa quantidade para que funcione corretamente e não tenha nenhum problema futuro.

Além disso, o regime pode causa o famoso efeito sanfona, pois a pessoa pensa que está emagrecendo e logo depois pode engordar de novo e ganhar até mais peso que antes.

O seu corpo não perde apenas gordura, irá perder massa magra e liquido, fazendo com que o metabolismo desacelere e trabalhe lentamente. Assim quando voltar a comer normalmente ele não está mais acostumado com os alimentos e irá armazenar para que você não perca os nutrientes novamente.

Já a dieta e a reeducação alimentar são métodos bem parecidos, ambos feitos com a intenção de melhorar a rotina alimentar, visando sempre à saúde para emagrecer saudável.

Cuidando da sua alimentação e da saúde, consequentemente o emagrecimento acontece. Ambas funcionam da mesma forma, a única diferença é que dieta é mais usado quando se trata de algum problema de saúde e requer mudanças alimentares.

A dieta pode ser usada para quem deseja emagrecer, ganhar peso, ganhar massa muscular ou qualquer outro objetivo corporal que esteja ligado e melhorar a saúde. Já a reeducação alimentar é feita por pessoas que procuram ter uma vida mais saudável, sem preocupação em emagrecer ou engordar, pode ser até que estejam com alguma doença e precisem disso.

alimentação e cuidados

Todos esses procedimentos estão ligados à alimentação, para ter uma qualidade de vida cada vez melhor. Lembrando sempre que o regime é uma opção que devemos excluir das nossas opções se quisermos ser uma pessoa saudável.

A saúde está sempre em primeiro lugar, com a reeducação alimentar é possível comer muitos alimentos saudáveis e ir se afastando cada vez mais de industrializados que causam doenças irreversíveis ao longo do tempo.

Adotando uma rotina saudável é possível sentir a diferença nos primeiros dias, organismo mais leve, metabolismo mais acelerado e até mesmo leveza no corpo.

Em todos os casos é recomendado consultar um profissional da área que irá orientar a alimentação adequada para o seu corpo e objetivo.